O que é o evento

A Jornada Unisul de Iniciação Científica - JUNIC, ISSN 2316-3038, é um evento promovido pela Unisul realizado com o propósito de disseminar os resultados de pesquisas, fomentadas com recursos institucionais, como é o caso do Programa Unisul de Iniciação Científica - PUIC. Além deste, outros resultados de programas apoiados pelo Governo do Estado de Santa Catarina: Artigo 170 e Artigo 171 - Pesquisa, bem como programas apoiados pelo Governo Federal: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI.

A abrangência da JUNIC na região estende-se com a realização simultânea do Simpósio Internacional de Pesquisa, que promove integração e debates entre diferentes grupos de pesquisa, representantes da comunidade científica reconhecidos nacional e internacionalmente, visando o aprimoramento das suas ações no desenvolvimento da ciência e tecnologia.

O Simpósio Internacional de Pesquisa objetiva discutir as contribuições dos stakeholders nas iniciativas de Green Campus adotadas pelas universidades. O simpósio envolverá estudantes, professores e pesquisadores de graduação e dos Programas de Pós-Graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina, da Universidade Federal de Santa Catarina e do Ecossistema Ânima em torno da temática da promoção do Desenvolvimento Sustentável, envolvendo os stakeholders e instituições certificadoras. Na oportunidade, pesquisadores de IES nacionais e internacionais nos falarão sobres suas experiências acerca do assunto.

O crescimento populacional, o aumento da prosperidade e a rápida urbanização estão levando a demanda global por recursos naturais a um ponto cada vez mais além da capacidade de suporte da Terra. Junto com as mudanças climáticas, essas pressões estão causando significativa degradação ambiental em muitas partes do planeta. A América Latina é particularmente vulnerável. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) constituem apelos urgentes e motivadores para que o ensino superior faça parte das gerações futuras de cidadãos engajados e conscientes de seu papel na criação de sociedades justas e saudáveis. O principal objetivo do projeto QualEnv é aumentar a contribuição das Universidades Latino-Americanas para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da implantação de práticas ambientais sistemáticas e processos de qualidade alinhados aos ODS da ONU, melhorando a gestão e a operação das instituições de ensino superior. O impacto do projeto alcançará as partes interessadas além da parceria do projeto em níveis local, regional e nacional, contribuindo para a mudança de comportamento para um futuro sustentável.

O Simpósio Internacional de Pesquisa tem o apoio da Comissão Europeia/União Europeia no âmbito do programa Erasmus+ Programme: Capacity-Building projects in the field of Higher Education (E+CBHE), por meio do projeto “Change the Climate: Assuring the Quality of Environmental Strategies in Latin-American Higher Education/QualEnv”, que objetiva implementar práticas sistemáticas ambientais e processos de qualidade alinhados aos ODS, buscando melhorar a gestão e as operações das IES.

Neste ano, os eventos XVI JUNIC e XVI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA terá como tema central: Comunidades resilientes: impactos na sustentabilidade do planeta.

Como o evento será online, no momento da inscrição, além do resumo expandido, deverá ser anexado o arquivo em PDF do pôster.

As apresentações orais, estarão limitadas apenas aos bolsistas dos programas Pibic e Pibiti CNPq/UNISUL. Os bolsistas dos programas de pesquisa Pibic e Pibiti, deverão anexar também o link (do youtube) da gravação da apresentação oral. O vídeo é obrigatório e não poderá exceder a 10 minutos. No momento da inscrição deverá ser anexado como um link.

Quem participa

Os participantes do evento se classificam em duas modalidades:

Ouvintes: estudantes, professores, funcionários e comunidade externa que desejem assistir as palestras, apresentações de pôsteres e comunicações orais.

Participantes: pesquisadores externos a Instituição e pesquisadores com projetos desenvolvidos nos programas de pesquisa da Unisul (Art. 170, Art. 171, PUIC, PIBIC, PIBITI), conforme definido nos respectivos editais. Também serão aceitos projetos desenvolvidos em programas de extensão.

Certificação

1. Ouvintes: Receberão certificado de participante do evento, com carga horária de 8 horas.
2. Participantes: Receberão os certificados de participação no evento (8 horas) + apresentação de pôster + apresentação de comunicação oral.

Os certificados estarão disponíveis em meio eletrônico para download, em data posterior ao dia do evento.

Normas de Submissão

Clique no botão abaixo para fazer o download das normas para a submissão das apresentações

Fazer download resumo expandido Fazer download pôster

Cronograma

Inscrição de trabalhos

O envio de trabalhos deverão ser realizados de 17/09 a 18/10 de 2021.

Inscrição participante: ouvinte

As inscrições para assistir ao evento poderão ser realizadas até o dia 08 de novembro de 2021.

Programação

A programação será disponibilizada em breve.

Equipe

Comissão Organizadora

  • Dra. Ana Regina de Aguiar Dutra
  • Dra. Anelise Cubas
  • Dra. Gisele Mazon
  • Dr. José Baltazar Andrade Guerra
  • Msc. Aline Santiago de Oliveira Silva
  • Msc. Tayse Valdira Vieira

Comitê Científico de Avaliação

Comissão Avaliadora do Evento/CNPq

Unisul Unisul

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco.
Todos os campos que contém * são obrigatórios.