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Plataforma de Apoio à Aprendizagem de Pesoas Portadoras de Necessidades Educativas Especiais


A tecnologia aqui apresentada contempla o desenvolvimento e implementação de uma plataforma computacional para uso preferencial de “pessoas com necessidades educativas especiais ”, que por suas características de concepção e desenvolvimento posiciona-se nas áreas de interfaces, acessibilidade e das tecnologias assistivas. Trata de um sistema composto de uma interface física (hardware) e outra virtual (software), que propõe avanços na relação homem-computador proporcionando um diálogo singular para contextualizar a interação humana em um ambiente mediado por uma interface computacional destinada ao uso educacional mediado pelas novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação especial. A proposta se apresenta como inovadora ao propor a utilização dos recursos tecnológicos na educação especial através da transformação de máquinas “caça-níqueis ” em ferramentas educacionais voltados a educação especial e assim atuando como agende ativo para promover a inclusão digital. Cabe destacar que estas “máquinas” são aprendidas em grandes quantidades no Brasil o que torna possível a replicabilidade do projeto em larga escala. A plataforma implementada devido à diversidade de usos proporcionados pela sua construção modular privilegia a interação usuário-máquina através de uma interface intuitiva que valoriza os aspectos psicológicos e o pensamento cognitivo visando estimular os processos de aprendizagem. Devido a sua simplicidade de uso e acessibilidade, permite sua utilização na educação infantil, alfabetização de adultos e educação especial, além de entretenimento. Outro fator que consideramos relevante neste projeto é a sua aplicação como agente de inclusão digital e de minimização da exclusão social para o seu público alvo, a saber, os portadores de necessidades educativas especiais, além do baixo custo de implementação. O presente trabalho pretende constitui-se em uma ação para a Inclusão Digital procurando estimular o uso de solução tecnológicas de baixo custo que visa o desenvolvimento intelectual (educação, formação, geração de conhecimento, participação e criação) e o desenvolvimento de capacidade operacional nos diversos segmentos da educação apresentados anteriormente.


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